Vedanta

     A essência do Vedanta é que só existe um Ser e que cada alma é 

esse Ser por  completo, não parte desse Ser .... 

 -Swami Vivekananda.   

O que é Vedanta?

Vedanta é a filosofia espiritual uma das mais antigas, uma das mais amplas e mais profundas do mundo, baseada nos Vedas, as escrituras sagradas da ÍndiaÉ a base filosófica do hinduísmo; Ela não apenas explica quem você realmente é e qual é a realidade do universo, como também o orienta sobre como perceber a verdade por si mesmo. É universal em sua aplicação e é igualmente relevante para todos os seres humanos, independentemente do país, cultura, crença ou condições.


O Vedanta afirma:

A unidade da existência


A divindade da alma


A harmonia de todas as religiões.

Definição

A palavra Vedanta é uma combinação de duas palavras em sânscrito - veda (conhecimento) e anta (fim). Portanto, Vedanta significa ´o conhecimento último´ ou ´a culminação de todo o conhecimento´ ou ´o conhecimento mais elevado´. Também se refere ao que está além de todo conhecimento, ou seja, o ´conhecimento´ da Realidade Última - que uma vez conhecida, tudo se torna conhecido. Aqui, ´conhecimento´ significa uma percepção real e não uma mera compreensão intelectual.

Objetivo

O propósito do Vedanta é a autorrealização, ou seja, a percepção de quem você realmente é. Também inclui perceber a realidade subjacente a todo o universo, pois a realidade do universo e sua própria realidade são uma e a mesma. Com essa realização, a pessoa transcende todas as tristezas e sofrimentos (atyantika dukha nivritti) e alcança a felicidade suprema (paramananda prapti). Isso não significa que todos os problemas da vida desaparecem de repente, mas sim que eles já não o afetam negativamente  - você permanece em um estado de paz e alegria positiva e duradoura.

Essência

O Vedanta – Advaita (não dual) Vedanta para ser preciso – expõe que você não é quem você pensa ser, isto é, um complexo corpo-mente. Seu verdadeiro Eu (Atman) é uno com a Realidade Última (Brahman) e é da natureza da Existência-Consciência-Bem-aventurança (Sat-Chit-Ananda), que está além de todas as limitações, como tempo, espaço, causação, etc. (satyam jnanam anantam brahma). Apenas Brahman / Atman é real, e tudo aquilo que você percebe como real (ou seja, todo o universo) é irreal. Você não é outro senão Brahman (brahma satyam jagan mithya, jivo brahmaiva naparah).

Quando você realiza que seu Ser é Brahman (ayam atma brahma; aham brahmasmi) - a Realidade Una não dual -, você percebe que a dualidade do universo é aparente, e você não é mais impactado por nada. Essa realização o libera de sua identificação errada com o complexo corpo-mente, extremamente limitado, e de seu apego às coisas associadas a ele. Também o liberta de todos os desejos e aversões em relação a outras coisas, porque você percebe que todo o universo está aparecendo dentro do seu Ser ( Brahman/Atman), e que não há nada separado desse Ser. A autorrealização elimina todas as fontes de sofrimento e revela sua verdadeira natureza: a Existência-Consciência-Bem-aventurança infinita, eterna, onipresente, imutável, desapegada, sempre pura, absoluta. 

O Vedanta emprega um processo bem estruturado e logicamente consistente para levá-lo do seu eu aparente ao seu eu real passo a passo, com cada passo sendo completamente verificável através de sua própria experiência. Não há necessidade de acreditar em nada sem validação, o que torna o Vedanta extremamente adequado à mente científica moderna. 

Estude / Aprenda Vedanta

Textos principais

O Vedanta é composto por três textos principais, conhecidos como o cânone triplo (prasthana trayi). Eles formam a base do Vedanta:

1.Upanishads

2.Bhagavad Gita

3.Brahma Sutras

1. Upanishads

Existem dez Upanishads principais que incluem:

Isha, Kena, Katha, Prashna, Mundaka, Mandukya, Taittiriya, Aitareya, Chandogya, 

Brihadaranyaka. Existem também cerca de cem Upanishads menores como 

Kaivalya, Shvetashvatara, Amritabindu e outros.

2.Bhagavad Gita

O Bhagavad Gita é a essência dos Upanishads, e ensina como realizar o mais elevado enquanto se vive no mundo. Consiste em 700 versos em 18 capítulos e faz parte do épico indiano Mahabharata. Em uma linguagem metafórica, se os Upanishads (as verdades mais elevadas) fossem representados por vacas, então o Gita seria o leite das vacas (a essência das verdades) extraída por Krishna (o Ser interior supremo) para o benefício de Arjuna (o eu individual), que não tem certeza do caminho certo no meio da batalha de Kurukshetra (a luta davida).

3.Brahma Sutras

Os Brahma Sutras (também conhecido como Vedanta Sutras) é o tratado filosófico do Vedanta que apresenta a filosofia dos Upanishads sistematicamente. É composto por 555 aforismos em 4 capítulos. Deve ser estudado junto com o comentário de Adi Shankaracharya para uma compreensão profunda e abrangente do Advaita (não dual) Vedanta.

Vedanta Prática 

Você é quem você é. Você não precisa fazer nada para se tornar Atman / Brahman, pois já é isso. Mas o problema é que você não sabe quem você realmente é, o que, sem saber, lhe traz muita tristeza e sofrimento. Assim, a prática do Vedanta é dirigida para remover sua ignorância sobre seu verdadeiro Eu, bem como purificar a mente para que a Realidade possa brilhar livremente. Assim como existem infinitas maneiras para se chegar ao topo da montanha, mas o topo é o mesmo para todos, existem infinitas maneiras para se chegar à Iluminação/Autorrealização a partir de onde você está atualmente, mas a Realidade final é a mesma para todos.

Esses caminhos infinitos são combinações diferentes de quatro tipos de práticas. Cada uma dessas práticas (chamadas de quatro Yogas) é baseada em quatro faculdades diferentes e poderosas da mente humana - intelecto, emoção, concentração e ação. O melhor é praticar todos esses quatro Yogas, pois eles se complementam, resultando em um crescimento espiritual rápido e holístico.

• Jnana Yoga (Prática do Conhecimento)

• Bhakti Yoga (Prática da Devoção)

• Raja Yoga (Prática da Meditação)

• Karma Yoga (Prática da ação inegoísta)

Conceitos do Vedanta

A Unidade da Existência -

A unidade da existência é um dos grandes temas da Vedanta e um pilar essencial de sua filosofia. Unidade é a canção da vida; é o grande tema que está por trás das ricas variações que existem em todo o cosmos. Tudo o que vemos e o que experimentamos é apenas uma manifestação dessa unidade eterna. A divindade no centro do nosso ser é a mesma divindade que ilumina o sol, a lua e as estrelas. Não há lugar onde nós, infinitos em nossa natureza, não existimos.

"O Ser está em toda parte", diz o Isha Upanishad . "Aquele que vê todos os seres no Ser, e o Ser em todos os seres, não odeia ninguém. Para aqueles que veem a unidade em todos os lugares, como pode haver decepção ou tristeza? "(isha upa. Verso1) Todo o medo e toda a infelicidade surgem do nosso senso de separação da grande unidade cósmica, da rede de existência que nos cerca.


"Há medo do outro", diz o Brihadaranyaka Upanishad. A dualidade, nosso senso de separação do resto da criação, é sempre um equívoco, pois implica a existência de algo que não é  Deus. Não pode haver outros. "Este grande ensinamento, a unidade de todas as coisas, que nos faz um com tudo o que existe, é a grande lição a aprender", disse Swami Vivekananda há um século. ....

O Ser é a essência do universo, a essência de todas as almas... você é um com o universo. Aquele que diz que ele é diferente dos outros, mesmo que apenas por um cabelo, torna-se imediatamente infeliz. A felicidade pertence àquele que conhece essa unidade, àquele que sabe que ele é um com o universo.

Carma e Reencarnação -

O sofrimento humano é um dos mistérios mais constrangedores da religião. Por que pessoas inocentes sofrem? Por que Deus permite o mal? Deus não pode fazer nada ou Ele escolhe não fazer? E se Ele decidir não fazê-lo, isso significa que ele é cruel? Ou apenas indiferente?


O Vedanta tira o problema da jurisdição de Deus e com firmeza transfere-o para nós. Não podemos culpar nem Deus nem o diabo. Nada acontece conosco por capricho de algum agente externo: nós mesmos somos responsáveis pelo que a vida nos traz; estamos todos colhendo os resultados de ações anteriores, nesta vida ou em vidas passadas. Para entender melhor isso, devemos primeiro entender a lei do carma.


A palavra carma vem do verbo sânscrito kri, fazer. Embora carma signifique ação, também significa o resultado da ação. Qualquer ação que tenhamos praticado ou qualquer pensamento que tenhamos tido criaram uma impressão, tanto em nossas mentes quanto no universo ao nosso redor. O universo nos devolve o que lhe damos: "Colhemos o que semeamos", disse o Cristo. Bons pensamentos e ações criam bons efeitos; ações e pensamentos ruins criam efeitos ruins.

O que acontece depois da morte se não conseguirmos a liberação?


Quando uma pessoa morre, apenas o corpo físico "morre". A mente, ou o corpo sutil, que contém as impressões mentais da pessoa, continua após a morte do corpo. Quando uma pessoa reencarna, o que “nasce” é um novo corpo físico acompanhado pela velha mente com as impressões ou "marcas" de vidas anteriores. Quando o ambiente é favorável, essas tendências de existências anteriores se manifestam novamente na nova vida.


Felizmente, esse processo não dura para sempre. Quando alcançamos a realização de Deus, ou autorrealização, a lei do karma é transcendida, o Ser abandona sua identificação com o corpo e a mente e recupera sua liberdade, perfeição e bem-aventurança originais.

Harmonia das Religiões 

"A verdade é uma, os sábios chamam-na por diferentes nomes "(Rig Veda Samhita 1.164. 46), declarou o Rig Veda, um dos textos mais antigos de Vedanta, há milhares de anos.


Todos buscamos a verdade, afirma o Vedanta, e essa verdade aparece em inúmeros nomes e formas. A verdade – a realidade espiritual – continua sendo a verdade, embora apareça em diferentes formas e por meio de vários caminhos. "Seja qual for o caminho que as pessoas percorram, esse é o meu caminho"(BG 4.11) , diz o Bhagavad Gita . "Não importa por onde você ande, todas as estradas levam a Mim."


Se todas as religiões são verdadeiras, por que tanta luta?


É principalmente por causa da política e das distorções que as culturas e as mentes humanas limitadas impõem à realidade espiritual. O que é geralmente considerado "religião" é uma mistura de coisas essenciais e não essenciais. Como Sri Ramakrishna disse, todas as escrituras contêm uma mistura de areia e açúcar. Precisamos separar o açúcar e deixar a areia: devemos extrair a essência da religião – seja ela união com Deus ou autorrealização – e deixar o resto para trás. Vamos abraçar aquilo que nos ajuda a manifestar nossa divindade, e evitar aquilo que nos tira desse ideal.

Caminhos Diferentes: O Mesmo Objetivo

O Vedanta afirma que todas as religiões contêm as mesmas verdades essenciais, embora a forma seja diferente. E isso é bom. Todo ser humano no planeta é único. Nenhum de nós pratica a mesma religião. A mente de cada pessoa é diferente e cada pessoa precisa de seu próprio caminho para chegar ao topo da montanha. Alguns caminhos são estreitos, outros são largos. Alguns são sinuosos e difíceis, enquanto outros são seguros e demorados. No final, todos chegaremos ao topo da montanha. Então não devemos nos preocupar se nossos vizinhos se perderem no caminho. Eles também serão bem sucedidos. Todos precisamos de abordagens diferentes para combinar com nossas diferentes naturezas.

Apesar das variações externas das religiões mundiais, os conteúdos têm mais semelhanças do que diferenças. Toda religião ensina virtudes morais e éticas semelhantes; todos ensinam a importância da luta espiritual e a necessidade de honrar as outras pessoas como parte dessa luta.

"Como diferentes rios têm suas fontes em lugares diferentes, mas todos misturam suas águas com as do mar", diz uma antiga oração em sânscrito, "assim também, Ó Senhor, os diferentes caminhos que as pessoas tomam por suas diferentes tendências, sinuosos ou retos, todos levam a Ti.