ORDEM RAMAKRISHNA

|  Atmano Mokshartam Jagad-hitaya cha  |

| Para a própria liberação e para o bem-estar do mundo |

 Assembleia de monges diante do templo de Sri Ramakrishna em Belurmath, Índia 

Ordem Ramakrishna

A Ordem Ramakrishna, com sede em Calcutá, é uma das maiores e mais respeitadas ordens religiosas da Índia hoje. A Ordem foi inspirada por Sri Ramakrishna, reconhecido e venerado como um Avatara, ou Encarnação de Deus. Pouco antes de sua morte em 1886, Ramakrishna encorajou seus jovens discípulos a renunciar formalmente ao mundo, dando-lhes a vestimenta ocre da renúncia. Ele confiou o cuidado desses jovens a seu principal discípulo, Swami Vivekananda, que mais tarde, em 1897, fundou a Ordem Ramakrishna.

A Ordem Ramakrishna foi formada em duas linhas paralelas: a Ramakrishna Math, que é dedicada principalmente ao desenvolvimento espiritual, e a Ramakrishna Mission, que é dedicada ao serviço social. Em certo sentido, esses esforços conjuntos não podem ser separados, uma vez que o lema da Ordem Ramakrishna tem sido desde o seu início: “Liberação para si mesmo e serviço à humanidade”.

O Ramakrishna Math e a Ramakrishna Mission são organizações espirituais não políticas e não sectárias que atuam no mundo todo, e estão envolvidas em várias formas de atividades humanitárias e de serviço social há mais de um século. Inspirados pelos ideais de renúncia e serviço, os monges e devotos leigos da Ordem Ramakrishna servem a milhões de homens, mulheres e crianças, sem distinção de casta, religião ou raça, porque veem neles o Deus vivo.

Essas organizações gêmeas desencadearam um movimento espiritual universal não sectário que vem trabalhando silenciosamente há mais de cem anos para catalisar a regeneração espiritual da humanidade.

LEMA​

O lema das organizações gêmeas é ATMANO MOKSHARTHAM JAGAD HITAYA CHA - ´Para a própria liberação e para o bem-estar do mundo´. Foi formulado por Swami Vivekananda.


LEIA MAIS

IDEOLOGIA

A ideologia da Ordem Ramakrishna consiste nos princípios eternos do Vedanta, a antiga tradição espiritual da Índia, como vivida e experienciada por Sri Ramakrishna e exposta por Swami Vivekananda.

LEIA MAIS

IDEAIS

O Trabalho como adoração, a divindade potencial da alma e a harmonia das religiões são três dos nobres ideais ​​em que essas duas organizações se baseiam. É esse ideal de serviço ao homem como serviço a Deus que sustenta o grande número de hospitais, dispensários, unidades médicas móveis, escolas, faculdades, centros de desenvolvimento rural e muitas outras instituições de serviço social


administradas pelas organizações gêmeas.

LEIA MAIS

SERVIÇOS

O Math e a Mission administram cerca de 1.200 instituições educacionais (formais e informais), 14 hospitais, 116 dispensários, 57 unidades médicas móveis, 7 institutos de treinamento de enfermagem e vários trabalhos junto a comunidades tribais e rurais.

LEIA MAIS

Centros

Existem mais de 265 centros oficiais da Ordem Ramakrishna, e muitos outros não oficiais ou não afiliados. Há 198 centros na Índia e os 67 restantes estão espalhados em 24 outros países (26 em Bangladesh, 14 nos EUA, 3 no Brasil, 2 no Canadá, Rússia e África do Sul, e um na Argentina, Austrália, Fiji, França, Alemanha, Irlanda, Japão, Malásia, Maurício, Nepal, Holanda, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Sri Lanka, Suíça, Reino Unido e Zâmbia). Além disso, existem 44 subcentros (14 dentro da Índia e 30 fora da Índia) funcionando sob os centros de filiais acima.

LEIA MAIS

Emblema da Ordem Ramakrishna

Desenhado por Swami Vivekananda

Esse é o emblema da Ordem Ramakrishna, à qual o centro de Belo Horizonte é espiritualmente afiliado. Ele foi desenhado por Swami Vivekananda, o principal discípulo de Sri Ramakrishna.

O objetivo da Ordem Ramakrishna

O objetivo da Ordem Ramakrishna está escrito em sânscrito no emblema: 

“Que o Espírito Supremo nos ilumine”.

O emblema representa os quatro caminhos espirituais para o Ser Supremo

O emblema representa os quatro caminhos espirituais para Deus:

As águas ondulantes     — O trabalho altruísta.

O lótus                                — A devoção e amor ao Ser Supremo

O sol nascente                 — O conhecimento.

A serpente circundante – A meditação

O cisne representa o Ser Supremo.

A ideia é que, pela união de todos os caminhos, a visão do Ser Supremo seja alcançada.

O objetivo da Ordem Ramakrishna está escrito em sânscrito no emblema: “Que o Espírito Supremo nos ilumine”.

Ideologia da Ordem Ramakrishna 


A ideologia da Ordem Ramakrishna consiste nos princípios eternos do Vedanta, a antiga tradição espiritual 

da Índia, como vivida e experienciada por Sri Ramakrishna e exposta por Swami Vivekananda.

                    Essa ideologia apresenta as seguintes características:


1. É moderna no sentido de que os antigos princípios do Vedanta foram expressos 
    em termos modernos;
2. É universal, ou seja, pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer lugar;
3. É prática no sentido de que seus princípios podem ser aplicados para resolver os 

    problemas do dia-a-dia.

 Princípios básicos dessa ideologia 

1. A realização de Deus é o objetivo final          da vida 


Uma das importantes descobertas feitas na Índia antiga foi a de que o universo origina-se da e é sustentado pela consciência infinita chamada Brahman. Essa consciência tem aspectos impessoais e pessoais. O aspecto pessoal é conhecido por diferentes nomes, como Deus, Ishvara, Jeová e assim por diante. A realização dessa Realidade Suprema é o verdadeiro objetivo da vida, pois somente isso pode nos dar completude e paz eternas.

2. A harmonia das religiões 


É um princípio baseado na experiência transcendental de Sri Ramakrishna de que todas as religiões levam à realização da mesma Realidade, que é conhecida por vários nomes em diferentes religiões. A Ordem Ramakrishna honra e reverencia os fundadores de todas as religiões do mundo, como Buda e Cristo. (Ekam sat vipra bahuda vedanti)



3. Todo trabalho deve ser considerado               como adoração 


O serviço à humanidade deve ser considerado como serviço a Deus. O trabalho torna-se uma disciplina espiritual: a mente se purifica e a Divindade potencial da alma se manifesta cada vez mais. Assim, o serviço feito como adoração a Deus no homem ajuda de duas maneiras: ajuda física ou mentalmente a pessoa que é servida, e ajuda espiritualmente a pessoa que serve.



4. Desenvolvimento de uma personalidade equilibrada e integrada 


Podemos desenvolver uma personalidade equilibrada e integrada por meio da remoção da ignorância e pela manifestação da divindade interior através de uma prática conjunta dos quatro principais Yogas: Jnana Yoga (Yoga do Conhecimento), Bhakti Yoga (Yoga da Devoção), Raja Yoga (Yoga da Meditação) e Karma Yoga (Yoga da ação).

5. A realização da divindade potencial da alma - 


A manifestação da divindade da alma através de cada ação e pensamento é o objetivo da vida.