O TRIO SAGRADO
Swami Vivekananda
Sri Ramakrishna
Santa Mãe Sarada Devi
Nome de infância - Gadadhar Chattopadhyaya
Data de Nascimento - 18 de fevereiro de 1836.
Local de nascimento - Kamarpukur, sessenta milhas a noroeste de Calcutá.
Nome de infância - Gadadhar Chattopadhyaya
Data de Nascimento - 18 de fevereiro de 1836.
Local de nascimento - Kamarpukur, sessenta milhas a noroeste de Calcutá.
Através dos tempos, o Vedanta deu origem a muitos grandes santos na Índia, alguns dos quais reafirmaram os princípios do Vedanta para sua própria era, dando-lhes novo ímpeto e poder. Em tempos recentes, Sri Ramakrishna Paramahamsa (1836 a 1886) foi reconhecido e adorado como um Avatara - encarnação de Deus - e um mestre mundial, que viveu e ensinou em um estado de consciência contínua de Deus. Seu principal ensinamento era de que a religião não é uma questão de doutrina ou crença, mas de realização. Ele verificou plenamente por meio de suas próprias experiências que todas as concepções de Deus representam diferentes aspectos do mesmo Ser Supremo. Ele expressava a quintessência de suas realizações espirituais em uma simples frase: “Yato mat, tato path” “Tantas as crenças, tantos os caminhos”.
Ensinamentos
Nome de infância - Saradamani Mukhopadhyay
Data de Nascimento - 22 de dezembro de 1853.
Local de nascimento - Jayrambati, uma vila próxima a Kamarpukur, em Bengala Ocidental.
Nome de infância - Saradamani Mukhopadhyay
Data de Nascimento - 22 de dezembro de 1853.
Local de nascimento - Jayrambati, uma vila próxima a Kamarpukur,em Bengala Ocidental.
Sri Sarada Devi (1853-1920), carinhosamente conhecida como a Santa Mãe, era a consorte espiritual de Sri Ramakrishna, sua esposa e sua primeira discípula. Sri Ramakrishna orientou sua vida dando-lhe valiosas instruções espirituais, bem como conselhos práticos para a vida cotidiana.
Sri Ramakrishna tratou Sri Sarada Devi como uma manifestação especial da Mãe Divina do universo. Ele a adorou como a Mãe Divina, em um ritual na noite do Palaharini Kali puja, despertando nela sua divindade inata e o senso de maternidade universal. Ela, assim, tornou-se uma participante íntima de sua prática e experiência espiritual. Quando os discípulos começaram a vir a Sri Ramakrishna, Sarada Devi os via como seus próprios filhos. A Santa Mãe servia dedicadamente a Sri Ramakrishna e a todos os que vinham visitá-lo.
Externamente ela parecia ser uma mulher comum da aldeia, mas internamente estava plenamente iluminada. Era conhecida por sua gentileza de espírito, compaixão por todos os seres vivos e inteligência e sabedoria aguçadas.
Algum tempo antes de deixar o corpo, Sri Ramakrishna pediu a ela que continuasse seu ministério espiritual. No início, ela estava relutante em fazê-lo, mas foi convencida quando ele lhe implorou de várias maneiras, dizendo: “Esta missão não é só minha. Você também faz parte dela.” De fato, mais tarde ela teve muitos discípulos e inúmeras pessoas buscavam sua orientação e bênçãos.
A Santa Mãe era perfeita como mestra, mãe e esposa. Sua vida pura e altruísta trouxe, e continua a trazer, consolo e realização a todos os que se voltam a ela em busca de inspiração.
Nas palavras de irmã Nivedita: "Sua vida foi uma longa e silenciosa oração".
Externamente ela parecia ser uma mulher comum da aldeia, mas internamente estava plenamente iluminada. Era conhecida por sua gentileza de espírito, compaixão por todos os seres vivos e inteligência e sabedoria aguçadas.
Algum tempo antes de deixar o corpo, Sri Ramakrishna pediu a ela que continuasse seu ministério espiritual. No início, ela estava relutante em fazê-lo, mas foi convencida quando ele lhe implorou de várias maneiras, dizendo: “Esta missão não é só minha. Você também faz parte dela.” De fato, mais tarde ela teve muitos discípulos e inúmeras pessoas buscavam sua orientação e bênçãos.
A Santa Mãe era perfeita como mestra, mãe e esposa. Sua vida pura e altruísta trouxe, e continua a trazer, consolo e realização a todos os que se voltam a ela em busca de inspiração.
Nas palavras de irmã Nivedita: "Sua vida foi uma longa e silenciosa oração".
Ensinamentos
Nome de infância - Narendranath Datta
Data de Nascimento - 12 de janeiro de 1863.
Local de nascimento - Calcutá, em Bengala Ocidental
Nome de infância - Narendranath Datta
Data de Nascimento - 12 de janeiro de 1863.
Local de nascimento - Calcutá, em Bengala Ocidental
Swami Vivekananda, cujo nome pré-monástico era Narendranath Datta, nasceu em uma família influente em Calcutá - Índia, no ano de 1863. Como menino precoce, Narendra se destacava na música, na ginástica e nos estudos. Mais tarde, ele se formou na Universidade de Calcutá e adquiriu um vasto conhecimento em diferentes áreas, especialmente em filosofia e história ocidentais. Tendo nascido com a natureza de um iogue, costumava praticar meditação desde a infância. Mais tarde, na adolescência, conheceu Sri Ramakrishna, que, por sua sabedoria e pureza, conquistou o jovem Narendra, tornando-o seu discípulo. O Grande Mestre o colocou sob intensa disciplina espiritual, preparando-o para difundir sua mensagem universal ao mundo, fato que aconteceu no Parlamento Mundial das Religiões em 1893, em Chicago, EUA, quando Vivekananda representou o hinduísmo e apresentou ao Ocidente os tesouros do Vedanta e do Yoga.
Ensinamentos
Contribuições de Swami Vivekananda para a Cultura Mundial
Ao fazer uma avaliação objetiva das contribuições de Swami Vivekananda para a cultura mundial, o eminente historiador britânico A.L. Basham afirmou que “nos próximos séculos, ele será lembrado como um dos principais formadores do mundo moderno…” Algumas das principais contribuições de Swamiji ( Swami Vivekananda) para o mundo moderno:
1.Nova Compreensão da Religião
Uma das contribuições mais significativas de Swami Vivekananda para o mundo moderno é sua interpretação da religião como uma experiência universal da Realidade transcendente, comum a toda a humanidade. Swamiji enfrentou o desafio da ciência moderna ao mostrar que a religião é tão científica quanto a própria ciência; religião é a ´ciência da consciência´. Como tal, religião e ciência não são contraditórias entre si, mas são complementares.
3. Novo Princípio de Moralidade e Ética
A moralidade predominante, tanto na vida individual quanto na vida social, baseia-se principalmente no medo – medo da polícia, medo do ridículo público, medo do castigo de Deus, medo do Karma e assim por diante. As atuais teorias de ética também não explicam por que uma pessoa deve ser moral e ser boa para com os outros.
2. Nova Visão do Homem
O conceito de ´divindade potencial da alma´ de Vivekananda apresenta um novo e enobrecedor conceito de homem. A era atual é a era do humanismo, que entende que o homem deve ser a principal preocupação e o centro de todas as atividades e pensamentos. Através da ciência e da tecnologia, o homem alcançou grande prosperidade e poder, e os métodos modernos de comunicação e viagens transformaram a sociedade humana em uma “aldeia global”. Mas a degradação do homem também está acontecendo em ritmo acelerado, haja vista o enorme aumento de lares desfeitos, da imoralidade, da violência, dos crimes, etc. na sociedade moderna.
O conceito de divindade potencial da alma de Vivekananda evita essa degradação, diviniza as relações humanas e torna a vida significativa e digna de ser vivida. Swamiji lançou as bases para o ´humanismo espiritual´, que está se manifestando por meio de vários movimentos neo-humanistas e pelo interesse atual em meditação, Zen etc em todo o mundo.
4. Ponte entre o Oriente e o Ocidente
Outra grande contribuição de Swami Vivekananda foi construir uma ponte entre a cultura indiana e a cultura ocidental. Ele fez isso ao interpretar as escrituras, a filosofia, o modo de vida e as instituições hindus para o povo ocidental em um idioma compreensível para eles. Fez com que os ocidentais percebessem que podiam aprender muito com a espiritualidade indiana para seu próprio bem-estar. Ele mostrou que, apesar de sua pobreza e atraso, a Índia tinha uma grande contribuição a dar à cultura mundial. Dessa forma, ele foi fundamental para acabar com o isolamento cultural da Índia em relação ao resto do mundo. Ele foi o primeiro grande embaixador cultural da Índia no Ocidente.